sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Tempo para(r)




Há uns dias estava a folhear uma revista, quando de repente deparei com uma palavra escrita em letra graúda e cor berrante:

PÁRA!

Provavelmente, deves ter reagido como eu. Chamou-te a atenção, não foi? Fez-te parar nesta página para coscuvilhar por que razão eu quero que faças algo que não é habitual fazeres: parar.

Se já repararam, todos nos queixamos do mesmo: « Não tenho tempo!» « O tempo não chega para tudo» « Bem gostaria de ter um pouco mais de tempo para…».

Constantemente ouvimos lamentos deste género e, olhando à nossa volta, damo-nos conta de que, de facto, assim é. As pessoas não têm tempo para dedicar aos outros; para se saudarem calmamente nas ruas; não há tempo para escutar o desabafo de alguém, para dirigir uma palavra amiga a quem dela necessita; e, muitas vezes, nem para elas próprias e para as suas famílias tem tempo. Eu não sou excepção, mas quando sinto que estou demasiado “acelerada” , faço este exercício que retirei da revista que li:


PÁRA!Dá-te conta da maravilha que és tu próprio. Sente o teu respirar, a vida que pulsa dentro de ti. No bater do teu coração, na harmonia do teu respirar enche-te de paz e de serenidade.

Sim, pára e abre os olhos ao que te rodeia. Contempla a Natureza. Deixa que a sua tranquilidade e beleza te encham de vida. Olha as pessoas que te rodeiam. Descobre e valoriza a diversidade de tantos rostos, tantas cores, tantas línguas, tantas formas de ser e de agir.

PÁRA! Respira fundo e não fujas do silêncio. Nele encontrarás respostas nunca alcançadas. Nele descobrirás a presença de um Deus que te ama e jamais te abandona. Nele farás a experiência de seres uma pessoa única, irrepetível, amada por Deus e indispensável no serviço aos que te rodeiam. Nele encontrar-te-ás contigo próprio e redescobrirás o valor da tua vida.

PÁRA!E encontrarás a força, a coragem, a alegria e a vontade de viveres intensamente cada momento da tua vida, sem correrias e sem desperdiçares o tempo da tua vida.

PÁRA!E descobrirás que tu tens tempo, todo o tempo do mundo…é só questão de dares tempo a ti mesmo! Que te impede? De que tens medo? Por que hesitas?

Sem comentários: